top of page

NIETZSCHE: UM FILÓSOFO RESTAURATIVO SISTÊMICO


O filósofo do martelo, Nietzsche, é conhecido pelas suas ideias e críticas à cultura ocidental.


Seus aforismos são de uma profundidade e complexidade que dificultam, muitas vezes, se alcance o sentido de sua mensagem.


Porém, ao observar com alguma atenção, podemos ver um Nietzsche bastante sistêmico e restaurativo (ele jamais imaginou ser lido a partir deste referente).


Para a visão restaurativa, o conflito é sempre útil, necessário e um momento de aprendizagem para quem nele se encontra, ideia também contemplada por ele: “A valentia e liberdade de sentimento ante um inimigo poderoso, ante uma sublime adversidade, ante um problema que suscita horror – é este estado vitorioso que o artista trágico escolhe, que ele glorifica” (Crepúsculo dos ídolos, af. 24).


A crítica de Nietzsche é sobre a necessidade que o humano tem de negar a frustração, a dor e o sofrimento criando, para isso, um mundo de ilusão, por meio da razão, das crenças e da modernidade, com as promessas de futuro advindo da ciência. Esta forma de viver o futuro que não chega, em troca de um presente que não se sente, é o que ele chama de niilismo: “negação da vida”.


Em alguns momentos a sua postura é bastante sistêmica e restaurativa, na medida em que este movimento privilegia a necessidade do humano em conhecer-se verdadeiramente, enfrentar e compreender os conflitos e frustrações, para com eles transformar sua caminhada: “O homem conhece o mundo à medida que se conhece: a sua profundidade desvela-se à medida que se espanta de si próprio e de sua complexidade” (Fragmentos póstumos).


É isso. Somos seres complexos e uma compreensão desta complexidade exige um autoconhecimento constante, criativo e transformativo.


Segundo Viviane Mosé, estamos nos tornando uma sociedade em rede, onde a hierarquia verticalizada e excludente está dando nascimento a uma hierarquia horizontalizada e móvel (Nietzsche hoje, p. 38).


Para compreender isso e o que surge a partir dessas demandas, a visão sistêmica e restaurativa é um instrumento muito eficiente.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page